Desconto de Energia Incentivada no Mercado Livre de Energia: quem paga essa conta?

Desconto de Energia Incentivada no Mercado Livre de Energia: quem paga essa conta?

Todos os consumidores de energia pagam, mas apenas aqueles que estão no Mercado Livre de Energia e que optam por comprar energia incentivada recebem o benefício.

Isso mesmo.

Se a sua empresa opta por não participar do Mercado Livre de Energia, mesmo tendo as características técnicas para isso, então a sua empresa irá pagar o desconto de energia para o seu concorrente, que já migrou para o Mercado Livre de Energia.

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/08/aneel-propoe-aumento-de-r-14-bilhao-nas-contas-de-luz.shtml

Fomos olhar em qual linha da CDE o aumento está sendo discutido. 


Verificamos então que este aumento se dá exatamente nos custos com descontos tarifários de distribuição.

 Fonte: Aneel em 07/08/2018

A mensagem é bastante clara.

Se a sua empresa tem a possibilidade de migrar para o Mercado Livre de Energia, mas ainda opta por comprar energia no mercado regulado, então a conta quem está pagando é VOCÊ.

O que é o Desconto na TUSD?

O desconto tarifário na Distribuição refere-se ao incentivo à produção e ao consumo de energia provenientes de fontes alternativas de energia, tais como Pequenas Centrais Hidreletricas (PCHs), parques eólicos, usinas a biomassa e solar.

Tanto para quem produz como para quem consome energia dessas fontes alternativas, existe um desconto que será aplicado na tarifa de distribuição, aquelas que são devidas às empresas concessionárias.

Este desconto pode ser de 50%, 80% ou 100% na demanda contratada e na tarifa de distribiução nos horários de ponta.

Esta possibilidade de compra no Mercado Livre de Energia é muito interessante para redução dos custos totais de energia gastos pela empresa.


Além da sua empresa reduzir os custos atuais de energia, pode ainda se proteger dos aumentos imputados periodicamente pelos reajustes tarifários aos consumidores do mercado cativo de energia.

A opção de não ter gestão de energia na sua empresa tem um custo claro. Enquanto o concorrente tem o benefício de desconto e controle sobre os custos, a sua empresa, no Mercado cativo, está sujeita e diversas decisões de aumento periódicos de energia.

A minha empresa pode comprar energia no Mercado Livre de Energia e passar a ser beneficiária deste desconto?

Se você quer saber se sua empresa tem perfil para migração ao mercado livre de energia, e a partir daí, ser um beneficiário do desconto ao invés de ser a entidade que paga por ele, então entre em contato com a Inter Energia. O estudo de viabilidade é gratuito. Vamos te ajudar com isso!