O Mercado Livre de Energia Simplificado

Estávamos conversando entre os nossos consultores aqui na Inter e pensamos: precisamos simplificar o Mercado Livre de Energia. 


Hoje, mesmo que seja restrito, essa opção existe. É nossa missão comunicar isso e precisamos fazer de forma simples.

Foi aí que começamos a escrever o artigo abaixo. Achamos que assim fica bem mais simples.

Foi aí que começamos a escrever o artigo abaixo. Achamos que assim fica bem mais simples.

Vamos dizer que você vá a uma loja de TVs.

Você pesquisou a TV que quer comprar e está decidido pelo modelo.

Você pergunta ao vendedor que vai para trás do balcão e traz de volta 2 TVs idênticas e diz que uma custa R$ 1500 e a outra, R$ 1800.

Você faz algumas perguntas para entender e tem certeza de que elas são ABSOLUTAMENTE IDENTICAS.

As funções, a garantia e os recursos são exatamente os mesmos.

Parece ridículo, mas eles são idênticos em todos os sentidos, exceto o fato de que eles estão sendo vendidos por preços diferentes.

Daí, é claro que você diz ao vendedor que você quer comprar o que custa menos.

A mesma coisa acontece no mercado de energia hoje.

No entanto, o consumidor médio nem sequer é informado sobre a opção de comprar exatamente a mesma coisa por menos dinheiro.

A maioria das empresas não sabem que podem comprar sua energia por menos dinheiro sem qualquer mudança no serviço, produto ou qualidade.

Para entender melhor, deixe-me explicar como a distribuição de energia funcionou durante a maior parte do século XX.

Como o país cresceu, os fios foram interligados para formar o nosso sistema de distribuição de energia.

Para que tudo fosse ligado corretamente, havia geralmente apenas um fornecedor local de eletricidade.

Isso garantiu que todas as residências, indústrias, empresas, hospitais e hoteis, fossem conectados e atendidos nas necessidades de consumo de energia. O provedor local geralmente era a única opção disponível, pois não havia concorrência adicional.

Isso funcionou pois o nosso país cresceu e proporcionou estabilidade à nossa infraestrutura. Como não havia concorrência, os fornecedores locais de energia nunca tiveram ninguém questionando seu serviço e puderam definir seu próprio preço pela energia que vendiam.

Recentemente, nosso governo introduziu o processo de

desregulamentação, implementando o chamado Mercado Livre de Energia.

Isso significa que a concorrência está sendo introduzida, com o foco em dar aos consumidores uma escolha sobre onde sua energia poe ser comprada.

Deixe-me explicar.

Agora, em vez de ter apenas um fornecedor de energia, o Mercado Livre de Energia permite que vários fornecedores ofereçam preços competitivos para a energia que estão vendendo.

Como um consumidor livre de energia, a desregulamentação significa que você agora pode contratar o seu consumo de vários geradores, sendo que a entrega dessa energia, será realizada pela distribuidora local.

Como nada muda com a sua concessionária local, a eletricidade que você usa em sua indústria é idêntica, independentemente de qual fornecedor de energia você selecionou.

Isso significa que, como a energia é fornecida da mesma maneira, se você escolher um fornecedor que ofereça um preço mais baixo, ainda assim é garantido o mesmo serviço, a mesma qualidade e a mesma entrega idêntica ao mercado cativo.

Porque agora você tem uma escolha de fornecedores de energia, eles estarão competindo pelo seu negócio, e essa competição significa que agora você pode obter um preço mais baixo pela mesma energia.

Então, assim como o vendedor de TVs, seu fornecedor local de energia está vendendo a energia que eles entregam localmente.

É sua escolha pagar um preço mais alto ou um preço menor por essa energia, porque, independentemente de qual fornecedor você escolher, a eletricidade que é entregue é exatamente a mesma.


Lembre-se: assim como comprar uma TV, existem diferentes fornecedores de onde você pode comprar.

Alguns vão cobrar preços mais altos e alguns vão cobrar preços mais baixos.

É claro que a sua distribuidora de energia local quer continuar vendendo energia a seus próprios preços, pois compraram energia em leilões.

Eles realmente não querem que você saiba que tem uma escolha, porque isso significará lucros menores para eles.

A coisa a perceber aqui é que o mercado livre de energia lhe dá uma escolha.

É sua escolha ficar com seu fornecedor de energia padrão e pagar MAISou mudar para um fornecedor alternativo e pagar MENOS.

Independentemente de onde você compra sua energia, seu serviço local permanece exatamente o mesmo, a qualidade de sua energia permanece exatamente a mesma e a entrega na sua indústria, hotel, prédio comercial, hospital, etc permanece exatamente igual.

A única diferença é que você pode optar por pagar menos pela mesma eletricidade que você compra e usa a cada mês.

QUER CONHECER O MERCADO LIVRE DE ENERGIA?

QUER SABER SE SUA EMPRESA TEM OS REQUISITOS PARA A MIGRAÇÃO PARA ESTE MERCADO? BAIXE NOSSO E-BOOK. É GRÁTIS