Processo de compra de energia – Melhores Práticas

Processo de compra de energia – Melhores Práticas

O custo de energia é sempre uma das partes mais significativas do orçamento em um prédio comercial, indústria, hospital ou hotel. Encontrar formas de redução de custo de energia pode ser desafiador, mas há algumas como: reduzir o total de KWs consumido, ou mudar a hora do dia de consumo de energia ou reduzir a tarifa de energia.

Reduzir o consumo de energia é a solução típica que muitos empresários e responsáveis por manutenção utilizam como esforço para redução de custos finais.

Enquanto esta é uma solução para diminuir os custos com energia, existe uma outra, menos convencional, mas que pode trazer ainda mais resultados: a compra de energia.

Desenvolver uma estratégia de examinar e mensurar as opções de compra de energia podem assegurar ou melhorar o budget da sua empresa.

Considere estas melhores práticas que ajudam no processo de compra de energia, maximizando economias e otimizando eficiência em seus processos energéticos.

No. 1: Conte com uma assessoria

A compra de energia é um processo complicado composto por vários fatores que impactam preços. Trabalhar com uma assessoria, que respira o dia-a-dia deste mercado e conhece esses fatores pode tornar todo o processo mais fácil – e ainda mais barato.

Assessorias e consultorias de energia são recursos importantes que podem evitar um alto gasto com energia. Essas empresas possuem relacionamento de longo prazo com grandes fornecedores e inteligência de mercado capazes de alavancar o processo de compra de energia. Usando projeção de preços, temas regulatório e legislativos sendo monitorados, e anos de experiência e contatos no mercado de energia ajudarão sua empresa a tomar a melhor decisão, frente aos objetivos de custos e sustentabilidade.

No. 2: Considere seus objetivos

Gastar menos é tipicamente a prioridade máxima para muitos proprietários e gerentes de custos quando veem as opções de compra de energia disponíveis.

Porém, alguns consumidores demandam mais eficientes e sustentáveis formas de energia renovável. Quando considera este tipo de objetivos, você precisa olhar além do preço no processo de compra.

Como muitos contratos de energia são de longo prazo (entre 2 e 5 anos), é importante levar em consideração todos os aspectos relacionados ao negócio, como o impacto da produção e consumo no meio ambiente em conjunto com os custos associados.

Além disso, é preciso verificar todas as unidades da empresa em uma só compra, para que seja otimizado em termos de volume, prazo e preço.

No. 3: Link Supply with Demand

Antes de contratar todo o suprimento, você deve entender todos os fatores que  podem influenciar o consumo da sua empresa. Esteja atento com quanto sua empresa ou prédio utiliza agora e quanto deverá utilizar futuramente para determinar a quantidade de energia a ser comprada. É necessário que o departamento de compras esteja muito interligado com as áreas operacionais e de vendas que irão determinar a quantidade de energia consumida no dia-a-dia e quanto deverá ser o consumo à frente. Caso não haja esta interação, a empresa poderá realizar o cálculo de forma errada, impactando negativamente no gerenciamento de custos.

No. 4: Planejar com antecedência

Outro erro comum no processo de compra de energia é aguardar até que o contrato atual expire para buscar nova contratação. O mercado de energia é volátil e uma série de eventos pode influenciar nos preços de energia. É preciso entender estes movimentos para que possa capturar as melhores condições.

Somente um acompanhamento próximo ao mercado de energia pode garantir ganhos na captura de boas oportunidades.

Se a sua empresa possui um processo moroso de aprovação de compras, tenha um fluxo diferenciado para energia, pois em apenas 1 semana, os preços podem mudar drasticamente.

Compras com estratégia

Sua estratégia de compra é dependente de muitos fatores, onde muitos estão fora de seu controle. Clima, governo e mudanças de demanda de energia são todos fatores que podem alterar os preços de energia. Ter controle sobre as opções de compra de energia, julgando as alternativas disponíveis e analisando os componentes atuais e futuros de preço é a diferença entre uma gestão eficiente ou não em relação à energia.

Se quiser bater um papo com um de nossos consultores, envie um email ou telefone para a Inter Energia.