Preços de Energia Livre atrativos. É o momento de migrar?

Preços de Energia Livre atrativos. É o momento de migrar?

Com a chegada de um novo período úmido, alguns índices de reservatórios da ONS começaram a melhorar em função das chuvas que vieram dentro de uma média histórica.

Para entender como a hidrologia influencia os preços no mercado livre de energia, nós escrevemos um artigo sobre isso.

Janela de Oportunidade de compra de energia

O retorno de preços a patamares menores, agora com a chegada das chuvas, propicia uma janela de oportunidade para a migração ao mercado livre de energia, ou para a compra antecipada de energia futura para aqueles que já são agentes deste mercado.

Mas é importante lembrar que os reservatórios ainda possuem um nível baixo em relação a anos anteriores, o que pode trazer grande volatilidade para o ano, podendo haver momentos de crise durante o ano que podem trazer o valor para patamares bastante elevados. Neste ponto, é preciso lembrar que os agentes que compram energia com antecedência não sofrem este impacto, uma vez que o preço fechado é aquele que será cumprido pelo fornecedor. Portanto, adiantar-se ao processo de cotações e contratação nos momentos corretos é tão essencial.

Para que seja possível capturar esse momento de baixa dos preços de energia, é extremamente importante que a direção da empresa esteja ciente desta oportunidade, visto que em poucos meses, poderemos ter o retorno de contratos com mais alto valor.

Por muitas vezes, o momento certo de compra é perdido em função de aprovações internas à empresa que podem prejudicar o processo de compra, e muitas vezes, quando todas as aprovações forem realizadas, o preço já mudou.

Quanto mais rápida for a aprovação, melhor serão as condições de obter melhores preços e melhores condições de compra de energia.

Como fazer o cálculo de redução de custos com o Mercado Livre de Energia?

A migração para o Mercado Livre de Energia traz, muitas vezes, uma vantagem de custos em relação ao mercado regulado (mercado cativo), porém, é importante que o gestor e a diretoria da empresa estejam cientes de todos os processos que envolvem esta decisão e como esta opção trará mais responsabilidade à gestão correta deste insumo de produção.

O cálculo de economia em energia gerado pela migração ao mercado livre de energia deve levar em conta alguns fatores:

1. Qual a estimativa de vendas e produção da empresa para os próximos anos? Se manterá estável, crescerá ou diminuirá em relação à produção de hoje?

2. Se houver incerteza na resposta acima, é possível solicitar maior flexibilidade de montantes de contrato ao comercializador, porém esta opção terá um prêmio sobre o preço da energia a ser contratada.

3. Quanto da produção ocorre em período de ponta?

4. A demanda contratada está adequada à expectativa de consumo da empresa?

5. Qual a fonte de energia traz mais benefícios para a empresa?

Não se preocupe se você não tem todas essas informações, mas apenas fazer o exercício dos questionamentos na empresa já pode trazer grande benefício, uma vez que na migração ao mercado livre de energia, o insumo de energia deverá ser tratado com orçamento e controles dedicados para que haja sucesso no projeto.

Quando, então, deve comprar energia?

Vamos pensar em como um comercializador de energia faz para tomar decisão…

O processo de compra ou venda de energia é verificado diariamente e repassado às áreas comerciais com intuito de capturar o melhor preço de compra e venda de energia. Se a área comercial do comercializador tiver que ter várias aprovações antes de comprar ou vender, provavelmente não obterá o melhor resultado esperado.

Mas se você é de uma empresa consumidora, com uma série de outros processos que concorrem com a priorização de compra de energia, obviamente que não será discutido diariamente o preço de energia e a decisão será imediat. Portanto, é preciso “preparar o terreno” para estar preparado para adquirir energia a bons preços.

Migrar para o Mercado livre de energia é uma mudança na forma de gerenciamento deste insumo dentro da empresa, e por isso, quando a oportunidade de comprar energia barata surge, é preciso que todos os decisores estejam confortáveis com a migração ou compra futura. Assim que o valor de energia estiver bom, o processo será concluído. Pois todos os envolvidos na decisão já tomaram conhecimento das vantagens e desvantagens da decisão e estão confortáveis com certo nível de preço.

Para que seja um processo saudável de contratação de energia no mercado livre, é necessário se antever a todos os questionamentos que possa ocorrer na empresa, liberando o gerente do projeto a tomar a decisão de compra no momento correto.

Se quiser entender um pouco mais sobre o processo de migração e de compra no mercado livre de energia, busque os assuntos de maior interesse em nosso blog, ou fale com um consultor da Inter Energia.