5 passos para otimizar a compra de energia pela empresa

5 passos para otimizar a compra de energia pela empresa

Estruturar uma estratégia de aquisição de energia elétrica para consumidores do mercado livre de energia pode ser desafiador, especialmente quando as empresas enfrentam um mercado volátil onde os preços flutuam de regularmente. Uma estratégia efetiva de aquisição de energia pode diferenciar o sucesso ou o fracasso do negócio. Portanto, desenhar uma boa metodologia deve ser obrigatório para qualquer consumidor agente do mercado livre de energia.

1. Defina objetivos

Antes de começar o processo de compra de energia no mercado livre de energia, é vital que se estabelece metas e objetivos da aquisição. Cada negócio é único, seja por aversão ou tolerância a riscos, ou seja pelo orçamento disponível para a aquisição, então, é importante definir a estratégia que melhor se encaixa nos perfil e requisitos da organização. Uma forma de validar a estratégia é realizar back-tests para verificar as situações que a empresa estaria exposta e avaliar os riscos e benefícios de cada produto de energia elétrica.

2. Compare o mercado

Na maioria dos processos de compra, o relacionamento longo pode ser premiado pelos fornecedores, como descontos progressivos ou volume por quantidade, mas infelizmente isso não se aplica comumente ao mercado de energia. Como resultado de comparar o mercado livre de energia de forma constante como uma estratégia de compra, existe oportunidades que podem e devem ser capturadas. Para evitar aumentos expressivos de custos na nova assinatura de contrato de energia com o fornecedor atual, é recomendável que se monitore o que os outros fornecedores estão realizando. Mas é preciso tomar cuidado com levar o preço como definidor de fornecedor apenas, uma vez que a saúde financeira da empresa é um outro requisito importante para evitar que o consumidor fique exposto à penalidades ou falta de contrato caso haja algum problema de solidez do vendedor.

3. Seja flexível

Enquanto contratos fixos de energia podem oferecer muitos benefícios para as empresas, como por exemplo a ausência de riscos de volatidade de preços, facilidade de gerenciamento e um valor fixo de pagamento ao longo do tempo, muitas empresas estão enxergando vantagens em tornar o contrato um pouco mais flexível, na tentativa de capturar boas alternativas de preço ao longo do tempo. Um preço flexível, em função de uma tolerável exposição aos preços de curto prazo ou de ter mais de um contrato a longo prazo fazendo um mix de preços pode favorecer com que a empresa possa estar a frente de seus concorrentes em termos de custos de energia e evita que a contratação ocorra no pico de preços que pode eventualmente estar sendo ofertado naquele momento. O volume total de energia necessário pode ser comprado em vários contratos e em menores quantidades, permitindo a empresa capturar bons momentos de energia a preços baratos.

4. Realizar monitoramento do consumo

Analisando o consumo de sua indústria, você poderá ter bons insights sober que tipo de energia (incentivada ou convencional, com ou sem flexibilidade), permitindo que a empresa esteja em controle de suas necessidades e evitando exposições desnecessárias a preços de curto prazo, seja vendendo a preços baixos ou comprando a preços muito altos. Os consumidores do mercado livre de energia possuem acesso a dados quase imediatos de consumo através dos sistemas de medição computadorizados que podem mostrar áreas de redução de custos e melhor previsão de consumo no futuro.

5. Procure auxílio com uma consultoria

Aquisição de energia pode ser complexo, portanto, um auxílio de empresas que pensam e tem informações sobre o mercado livre de energia de forma constante pode ser bastante benéfico. Na Inter Energia oferecemos serviços de estudos de situações de mercado, comparativos de compra no mercado cativo e mercado livre de energia, além de estar constantemente em relacionamento com grandes players que oferecem um cenário onde será possível capturar boas oportunidades de contratação ou venda de excedentes. Utilizando esta expertise afirmamos que os resultados no longo prazo trazem competitividade de custos, com a implementação de uma estratégia ativa de planejamento de riscos e implementação de processos mitigadores desenhados conforme o perfil de riscos do consumidor.

Fale com a Inter Energia para auxiliar na definição de uma política de compras de energia livre no mercado livre de energia.