Mês de Outubro Registra Record em Novos Consumidores Livres

Mês de Outubro Registra Record em Novos Consumidores Livres

O número de novos consumidores no chamado Mercado Livre de Energia, onde empresas com demanda igual ou superior a 500kw podem negociar preços de energia com diversos fornecedores, atingirá recorde em outubro. Este fato é um reflexo de contratações de compra de energia elétrica que foram realizadas em abril e que coincidem com o final do período chuvoso, dado que o processo de migração de consumidores demora 180 dias para ocorrer.

Como cerca de 65% da geração de energia do país vem de fontes hidráulicas, os consumidores livres têm a oportunidade de comprar energia a preços muito atrativos nos períodos chuvosos. Se bem executada a estratégia de compra de energia, o consumidor poderá melhorar sua eficiência de custos consideravelmente.

É possível termos novamente um número elevado de contratações de energia no Mercado Livre com a chegada de um novo ciclo de chuvas, esperado a partir de novembro, visto que os preços devem sofrer influência com o aumento de oferta. Este movimento pode ser observado no gráfico abaixo que mostra que o número de contratações de energia (geralmente 180 dias antes da efetiva migração) ocorre em momentos de preços mais baixos.

Recomendamos que as empresas interessadas em migrar para o mercado livre avaliem os benefícios e riscos desde já, para não perderem esta oportunidade de negociar bons preços no Mercado Livre de Energia neste período chuvoso que irá iniciar. Caso a demanda de energia aumente, com o retorno do crescimento econômico, os preços serão afetados para cima como efeito da Lei da oferta e demanda. É preciso balancear estes fatores e decidir o melhor momento de compra de energia.

Além disso, é importante realizar o planejamento de compra a longo prazo, comprando energia em momentos de maior oferta por um período maior de suprimento.