Existem 1.400 Fornecedores de Energia. Porque Sua Empresa Só Compra Da Concessionária?

Existem 1.400 Fornecedores de Energia. Porque Sua Empresa Só Compra Da Concessionária?

No Brasil, existem 1.400 agentes autorizados a vender energia no Mercado Livre, sendo 173 comercializadores e 1.227 geradores espalhados pelo país.

A energia consumida no Mercado Livre de Energia vem das mesmas hidrelétricas, termoelétricas, usinas solares, eólicas, etc, porém o que muda é a relação contratual que sua empresa terá com este insumo.

Através de contratos bilaterais, seja com comercializadores ou diretamente com os geradores, o fornecimento de energia estará garantido. A distribuição, manutenção e operação da rede elétrica se dará através de um contrato com a distribuidora local, que por lei, deverá zelar pela disponibilização ininterrupta de energia para sua empresa.

Desde a criação do Mercado Livre de Energia no Brasil, também foi criada a figura do comercializador de energia, que tem a função de dar liquidez a todo o sistema. Esses agentes compram energia elétrica de vários fornecedores, criando um mix de contratos e oferecem o fornecimento de energia para os consumidores ou até mesmo para outros comercializadores.

O agente comercializador se torna também interessante para fornecer energia a empresas que tenham aversão ao risco do Mercado Livre Energia, mas que gostariam de consumir energia limpa e com redução de custos. Para isso, alguns comercializadores também disponibilizam contratos de “Ganho Garantido” que consiste em um percentual de desconto sobre as tarifas do chamado Mercado Cativo, aquele regulado pelo Governo, onde assumem os riscos de oscilação de preços no mercado livre em benefício das tarifas a serem cobradas ao consumidor.

Portanto, considerando que existem inúmeras alternativas de produtos, fornecedores, prazos e contratos de entrega de energia, é preciso questionar porque a sua empresa ainda compra energia no mercado regulado pelo Governo.

Tendemos a pensar que estamos assegurados com a gestão da nossa energia por parte do Governo, principalmente pelo fato de termos histórico de apagão no país, porém atualmente o Mercado Livre de Energia se tornou uma importante ferramenta de gestão de custos da empresa, principalmente pelo aumento expressivo desse insumo a partir de 2015.

Se desejar saber mais sobre o Mercado de Energia Livre, fale com um dos nossos consultores da Inter Energia no telefone: 11 4116-5115 ou contato@interenergia.com.br