5 Ideias para Economizar Energia na Sua Empresa

Com a disparada das tarifas de energia verificadas no Brasil a partir de 2014 e, especialmente, a partir de 2015, a energia elétrica brasileira se tornou um componente importante de custos em uma empresa.

Desta forma, este insumo de produção passou a ser estratégico, gerando necessidade de uma boa gestão que otimize sua utilização.

Abaixo, citamos cita 5 formas de economizar energia elétrica nos grandes consumidores.

1. Verificar se a demanda contratada está acima ou abaixo do consumo real

Com a diminuição de produção em função da crise econômica, muitas empresas não estão utilizando toda a demanda contratada que paga mês a mês. Como este é um item pouco verificado, é possível que esteja pagando por algo que não esteja usando. Em algumas empresas, esse valor pode chegar na casa das dezenas de milhares de reais.

2. Revisar o sistema de iluminação

A iluminação pode chegar a 30% do valor da conta de energia em prédios corporativos. Neste ponto, é preciso identificar se há oportunidades de troca de lâmpadas de menor eficiência por lâmpadas de LED, por exemplo. Além disso, vale realizar um estudo de luminosidade natural para aproveitar melhor a luz do dia. Uma sala de reunião, que é menos utilizada que estações de trabalho, deveria estar na parte menos ensolarada, deixando a claridade sobrepor em ambientes mais utilizados.

3. Comprar energia no Mercado Livre

Para os consumidores com demanda contratada acima de 500kw, é possível comprar energia de outras fontes que não somente a distribuidora local. Com prazos, montantes e preços livremente negociados, é possível otimizar os custos relativos à eletricidade, se protegendo contra regulações do governo e surpresas com aumento de bandeiras tarifárias e alto valor de uso nos horários de pico.

4. Adotar uma Política de Consumo Consciente

O gerenciamento da energia elétrica deve ser adotado como estratégico na empresa, inclusive com o patrocínio da alta diretoria neste assunto.

É possível criar uma campanha de consumo consciente entre os colaboradores com ideias simples como incentivar os funcionários do escritório a desligar as luzes e os computadores ao sair da mesa, além de incentivá-los a usar as escadas para subir um ou dois andares, em vez dos elevadores.

5. Reavaliar a curva de contratação de energia

Para os consumidores que já estejam no Mercado Livre, é preciso reavaliar, no mínimo trimestralmente, as necessidades de compra ou venda de energia. Este replanejamento se faz necessário para aproveitar as oportunidades de preços e condições ofertadas pelo mercado, e principalmente, para não ficar com energia sobrando ou faltando no final de cada mês.