Cessão de Montantes de Energia Elétrica

Cessão de Montantes de Energia Elétrica

O aumento do número de agentes livres no Mercado Livre de Energia traz mais liquidez a todo o mercado e, portanto, cria-se a oportunidade de Cessão de Montantes entre os agentes consumidores.

Em um fundo de investimento, por exemplo, a liquidez do mercado é dada pelos montantes transacionados e quantidade de investidores, garantindo que a compra e oferta de papéis se dê de forma imediata.

Em um mercado menor, com poucos participantes, a figura de um intermediário comercializador se faz importante justamente para dar liquidez ao mercado e garantir as posições de compra e venda com agilidade.

Quando muitos agentes consumidores e produtores se unem em um só mercado, é possível fazer coincidir necessidades de compra e venda de energia pelos próprios agentes, tornando o processo mais lucrativo para ambas as partes.

As industrias hoje no Mercado Livre estão muito ligadas aos comercializadores de energia, e tem neles a fonte de liquidez de compra ou venda de seus montantes mensais, uma vez que estes são experts em contratos de energia e possuem uma forte ligação com o consumidor, pois frequentemente foram os propulsores da inclusão destas indústrias no Mercado Livre.

Note que é possível otimizar o valor de transação do comprador e vendedor trazendo o preço de energia mais próximo ao que realmente vale quando os consumidores se relacionam diretamente.

Quanto maior a quantidade de participantes, maior será a possibilidade de “match” de preço e prazo entre esses agentes.

Estas transações chamadas de Cessão de Montantes são autorizadas pela Lei 12.783 de 2013 que justamente objetivou dar outras alternativas às sobras de energia dos agentes consumidores.

A Inter Energia vem mantendo uma inteligência de mercado interna desde o início de 2016, com informações de empresas credoras e devedoras de energia para que exista a possibilidade de transação direta entre estes participantes.

Quanto maior a quantidade de consumidores trocando informações, maior a possibilidade de ganhos para toda a cadeia.