O que é a Sazonalização de Energia?

O que é a Sazonalização de Energia?

Um dos fatores de exigencia de um contrato de fornecimento de energia refere-se a sazonalização do suprimento.

Essa sazonalização é uma ferramenta importante para a compra saudável de fornecimento de energia o longo de um ano.


Embora seja possível ao consumidor livre e especial vender os excedentes de energia contratados, não é função do mercado livre de energia tentar gerar lucro ou especulação de valores para os consumidores.

É desejável que o montante consumido seja bastante próximo do montante contratado para que não haja faltas e nem sobras de energia.

A Sazonalização de contratos, juntamente com flexibilidade e modulação servem para que o total de energia fornecido se encaixe mais próximo possível do consumo.

Imagine por exemplo o consumo de energia de um grande colégio.

O principal consumo de energia se dá pelo uso do ar condicionado, elevadores e iluminação.

Porém, estes custos são muito maiores em meses de aulas, sendo que durante as férias escolares, o consumo cai drasticamente.

O contrato de fornecimento de energia deve refletir um menor fornecimento de energia nos meses de férias e aumentar o fornecimento em meses de maior calor, quando o sistema de refrigeração estará bastante ativo e quando haverá maior utilização das salas de aulas.

Geralmente nos meses de setembro, outubro e novembro de cada ano, as empresas fornecedoras de energia no mercado livre solicitam qual será a sazonalização dos contratos no próximo ano ao consumidor.

Esse é o momento em que a consultoria e o consumidor livre devem analisar a quantidade de energia para cada mês do ano.

No caso de uma escola, é bastante previsível que os meses de férias tenham menos quantidade de energia sendo consumida, porém, para uma indústria, é um pouco diferente.

É preciso reunir informações de vendas, estoques e capacidade de produção para se tentar chegar bastante próximo do volume de energia a ser comprado e consumido ao longo de um ano.

Sempre que estiver nessa situação de revisões, tente otimizar o máximo a sazonalização para que não hajam custos desnecessários.

Caso o seu fornecedor tenha solicitado a sazonalização de energia para o próximo ano, e você tem algumas dúvidas, a Inter Energia poderá ajudar.